WhatsApp Business: dicas para você implementá-lo em seu negócio com muita eficiência e baixo risco

À medida que o mundo digital evolui, as relações entre consumidores e empresas também ganham novas fronteiras, ou melhor, caem algumas barreiras que sempre tornaram essa relação fria, distante e pouco amigável.

O WhatsApp lançou recentemente a sua versão Business, que chega para potencializar a comunicação entre marca e consumidores e dar ainda mais credibilidade para essas relações. Além disso, a versão de ferramenta desembarca no Brasil para justificar o gigantesco uso do aplicativo por parte dos brasileiros, seja nas relações sociais de pessoa física, seja para atendimentos e relacionamento de diversas empresas e profissionais liberais que fazem uso de forma constante e eficiente para seus negócios.

Entretanto, antes de instalar o aplicativo e iniciar o uso dentro do seu negócio, independentemente do seu porte, é importante manter uma linha estratégica eficiente para que essa ferramenta auxilie você e sua marca a vender mais e qualificar as suas relações com seus consumidores.

Para você ter uma ideia, já são mais de 120 milhões de usuários no Brasil e mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro.

Para contribuir ainda mais para o bom uso desse app em seu negócio, listei alguns pontos importantes para você considerar durante o uso da ferramenta.

Ela é um meio, não um fim

Assim como tantas outras ferramentas de comunicação disponíveis no mercado, o WhatsApp Business chega ao Brasil para ser um facilitador na comunicação. Porém, as boas práticas de relacionamento entre marcas e pessoas devem sempre ser levadas em consideração de maneira séria e não negligenciada. É importante entender que a ferramenta deve ser usada entendendo sua importância no cenário do seu negócio e incorporando-a de forma correta para o uso de uma comunicação eficiente, esclarecedora e ativa. Lembre-se: seu negócio tem à disposição mais uma ferramenta para ajudar a você a se relacionar com seu consumidor. Ela é o meio para tal ação e não o fim. Invista em compreender o seu uso e leve em consideração alguns pontos importantes nessa implementação dentro do seu negócio. Veja:

Privacidade: não repasse os números dos seus clientes para terceiros. Além de ser deselegante, sua marca perderá a credibilidade perante o cliente. Não estimule e não contribua para os Spams modernos.

Excesso: comunicação eficiente precisa ter qualidade e não excesso. Invista no relacionamento com seu consumidor, mas sem ser invasivo. Permita que ele entenda que esse canal de comunicação terá um objetivo claro: oferecer soluções e auxílio personalizado para seu caso, problema ou necessidade.

Frequência: use a ferramenta com o intuito de construir bons relacionamentos e não para encher o celular do seu cliente com insistências e informações que não fazem sentido para ele.

Pertinência: encontre a melhor forma para incluir essa ferramenta em seu negócio. A partir de agora surgirão centenas de novos usos desse aplicativo dentro de cenários de negócios que antes não tinham essa possibilidade de comunicação barata, eficiente e com alta margem de penetração. O que eu quero dizer com isso? Que você e sua marca precisarão dar atenção ao conteúdo, ao tom e à conversa que estimularão suas relações. 

Agilidade: rapidez no retorno e pontualidade na prestação do serviço deverão ganhar novas formas de avaliação. E lembre-se sempre de que o seu consumidor tem que estar no centro de toda sua estratégia de comunicação. É para ele que seu negócio existe e é ele quem mantém sua marca viva.

Humano: um dos maiores desafios que você deverá enfrentar e brigar para sempre minimizar é transformar as relações frias. O acesso a ferramentas de comunicação tem como objetivo principal abrir novas portas de relacionamento, porém, fuja sempre das automatizações dos atendimentos, insista em relacionamento humano e consultivo, ou seja, não deixe que a facilidade da ferramenta distancie você do seu cliente.

Integração: em suas ações digitais e patrocinadas, priorize as integrações com o Facebook. Ela irá funcionar muito bem e auxiliará seu negócio a alavancar não só as relações de atendimento, mas, principalmente, de vendas!

Experimente e invista nas tecnologias, mas jamais deixe de ser estratégico. Toda ferramenta se torna fundamental para o negócio quando conhecemos seu uso e a sua implementação auxilia no aumento da experiência positiva da jornada e ciclo de consumo do seu cliente, caso contrário, o barato pode sair muito caro.

Aproveite e veja o vídeo abaixo para entender melhor e se inspirar no uso dessa nova ferramenta:

 

 

Quer outras sugestões de uso ou pontos de atenção? Fale com a gente. Somos especialistas em entender o coração do seu consumidor.

 

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Henrique Barros
Publicitário com MBA em Marketing Estratégico pela USP e formação em direção de arte pela Miami Ad School/ESPM. Indicado em 2017 como profissional de destaque em Business Intelligence pela ABRADI/SP. Sócio-diretor da Esgrima Propaganda e co-autor do Livro Jovens Empreendedores.
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